Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

Chico Anysio


VIDA

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio é um nasceu no Ceará, mas mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade. Iniciou a carreira no rádio, na Rádio Guanabara, onde exercia várias funções: radioator, comentarista de futebol, etc. Participou do programa Papel Carbono de Renato Murce. Trabalhou, na década de 1950, nas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Nas chanchadas da década de 50, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica.

Na TV Rio estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções.

Chico Anysio trabalhou ao lado, ou mesmo dirigindo, os maiores nomes do humor brasileiro no rádio ou na televisão, como: Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, entre muitos outros brilhantes humoristas. É pai do ator Lug de Paula, do casamento com a grande atriz e comediante Nancy Wanderley; do também comediante Nizo Neto e do diretor de imagem Rico Rondelli, da união com a atriz e vedete Rose Rondelli; de André Lucas, que é filho adotivo; do DJ Cícero Chaves, da relação com a ex-frenética Regina Chaves; e do ator/escritor Bruno Mazzeo, do casamento com a ex modelo e atriz Alcione Mazzeo.

Também teve mais dois filhos com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, Rodrigo e Vitória. É irmão da também atriz Lupe Gigliotti, com quem já contracenou em vários trabalhos na televisão; do cineasta Zelito Viana; e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Também é tio do ator Marcos Palmeira. Atualmente, Chico é casado com a empresária Malga Di Paula.

Desde 1968, encontra-se ligado a Rede Globo, onde conseguiu o status de estrela num "cast" que contava com os artistas mais famosos do Brasil; e graças também a relação de mútua admiração e respeito que estabeleceu com o executivo Boni. Após a saída de Boni da Globo nos anos 90, Chico perdeu paulatinamente espaço na programação, situação agravada em 1996 por um acidente em que fraturou a mandíbula. Em 2005, fez uma participação no Sítio do Picapau Amarelo, onde interpretava o Dr. Saraiva e, recentemente, participou da novela Sinhá Moça, na Rede Globo. Em 2009, o humorista voltou ao programa Zorra Total para reviver o personagem Vampiro Brasileiro.

Nome
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho
Data de nascimento
12/04/1931
Signo
Áries
Atividade
Humorista
Cidade de nascimento
Maranguape / CE

Humorista Chico Anysio criou tipos inesquecíveis




Morreu na tarde desta sexta-feira (23) o cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula, que em vida assumiu a identidade de dezenas de personagens - a citar, Professor Raimundo, Bozó, Painho, Coalhada, Alberto Roberto, Justus Veríssimo, Salomé, Bento Carneiro, Pantaleão, Nazareno, Haroldo e Azambuja, entre tantos outros -, mas foi sobretudo como Chico Anysio que fez fama. Nas suas contas, foram 209 personagens, alguns para outros atores - caso do inesquecível Primo Rico, com Paulo Gracindo, em dueto com Brandão Filho.

A carreira começou na Rádio Guanabara, no Rio, para onde a família Anysio de Paula se mudou quando Chico tinha 8 anos. Tornou-se vascaíno, só para contrariar, porque o pai era botafoguense e eles moravam perto do Fluminense, o clube, onde fez amigos, cresceu e jogou bola à vontade. Até o dia em que, esperado para uma partida, foi em casa buscar o tênis e deu de cara com a irmã Lupi, que naquele instante saía com um amigo para ir fazer um teste na Rádio Guanabara. "Vou junto", disse Chico. Aprovado nos testes para radioator e locutor, dizia sempre que tinha virado ator porque esquecera o tênis.

Casado seis vezes, e isso não era piada, lançou o livro Como Salvar seu Casamento, que ensinava ao leitor dicas sobre uma boa relação. Mais 20 livros fecham a coleção de títulos lançados por ele no mercado editorial, entre biografias e anedotas. Deixou 10 netos e 9 filhos.

Durante um longo tempo, a pergunta mais feita a Chico era: Por que ele estava fora do ar? Era a campanha "Volta, Chico", encabeçada por Vesgo e Ceará, do Pânico na TV. "Talvez a Rede Globo esteja achando que eu já tenha feito por ela o suficiente e que eu deva ter um pouco de descanso. Eu não estou querendo esse descanso", disse Chico, ao ser abordado por Vesgo e Ceará. A cena está no YouTube.

Em dezembro de 2009, a direção da Globo se rendeu ao mestre e lhe abriu uma vaga no calendário de especiais de fim de ano. O especial fez eco e a Globo resolveu resgatar Chico para o mesmo Zorra Total que havia visto suas últimas piadas, em 1999, então como o mais amado dos canastrões: Alberto Roberto.

CORPO É ENCONTRADO NA ESTRADA ROSEIRA EM MARINGÁ


Um corpo em adiantado estado de decomposição foi encontrado na manhã desta sexta-feira (23) na Estrada Roseira na saída para Iguaraçu em Maringá. Segundo informações da policia militar, um agricultor andava pelo local e encontrou o corpo, embaixo de uma torre de energia da copel. A perita do Instituto de Criminalística esteve no local e periciou o corpo e o local do provável crime, ela disse a reportagem que o corpo provavelmente seria de uma mulher jovem, pois no local tinha roupas e sapatos femininos, além de estar com as unhas dos pés pintadas indicando que seria uma pessoa do sexo feminino, mas somente exames mais profundos poderiam dizer se era de homem o mulher, relatou a perita. Policias civis que foram até o sitio indicaram um possível suicídio, já que a pessoa poderia ter pulado da torre, ou até mesmo um estupro seguido de assassinato, já que o corpo estava com as pernas abertas.