Pesquisar este blog

domingo, 1 de agosto de 2010

Não há casal perfeito: é ilusão pensar que celebridades estejam imunes à separação

Não há casal perfeito: é ilusão pensar que celebridades estejam imunes à separação
Claudia Raia e Edson Celulari anunciaram a separação esta semana após 17 anos juntos
Patrícia Rocha e Patrícia Lima
o público brasileiro assistiu na semana passada ao capítulo final de um casamento que era referência de estabilidade na movimentada vida amorosa das celebridades. Os atores Claudia Raia e Edson Celulari anunciaram a separação com a mesma discrição com que conduziram os 17 anos de vida em comum. Em breve comunicado, deram uma mostra invejável de civilidade:
"Foram quase duas décadas de uma união feliz, com os altos e baixos de qualquer relação entre marido e mulher, que termina agora deixando como fruto a amizade, o respeito e a admiração mútua (...)."
Mas não se trata do fim de "qualquer relação entre marido e mulher", como se provou instantes depois na enxurrada de comentários no Twitter, o serviço de microblog que é o atual termômetro dos temas que repercutem no Brasil e no mundo. Alçada a assunto mais comentado do dia via Twitter no Brasil, a separação de Claudia, 43 anos, e Celulari, 52, pertence ao panteão das figuras públicas, sempre na vitrina. Em meio a uma leva de brincadeiras com a notícia ("Larissa Riquelme é o pivô da separação de Edson e Claudia Raia. Celulari foi flagrado entre os seios da modelo", repetiram muitos internautas), estava a decepção de quem se sentia pessoalmente tocado: "Não acredito mais no amor", "Pois é, e eu acreditava em felizes para sempre", "Estou passada, chapada, engomada, envagetada e amassada. É o fim do mundo!". E outros ainda completavam: "Bomba vai ser no dia em que o (jornalista William) Bonner se separar".
Até a última segunda-feira, Claudia e Celulari, pais de Enzo, 12 anos, e Sofia, sete, faziam parte do mesmo grupo de Bonner e Fátima Bernardes, Malu Mader e Tony Belloto, Glória Menezes e Tarcísio Meira, Luciano Huck e Angélica, e pelo qual já passaram os ex Susan Sarandon e Tim Robbins, Deborah Bloch e Olivier Anquier e ainda Chico Buarque e Marieta Severo: modelos de casais estáveis em uma época de instabilidade das relações e em quem o público se sente à vontade para projetar suas próprias fantasias e expectativas. Essa idealização remonta à fantasia primeira de que pai e mãe formam o casal perfeito, e que pode ser estendida (até por que, nos dia de hoje, pai e mãe frequentemente estão separados) a outros alvos, dos pares de comédias românticas a atores famosos que sorriem ao contar como estão apaixonados nas páginas de revistas, como explica a terapeuta de casais Izabel Eilert:
- As pessoas colocam nessas figuras da mídia sua idealização do casamento perfeito e, quando uma dessas uniões chega ao fim, a sensação é de frustração, a idealização desmorona.
- São as versões modernas dos contos de fadas - avalia o especialista em relações amorosas Ailton Amélio. - Modelos que respaldam nossa forma de viver ou surgem como um ideal a perseguir.
Estamos em uma época de menos regras e controle rigidamente impostos (por Estados totalitários ou pela religião, por exemplo) sobre como cada um deve viver sua vida, mas as pessoas ainda precisam de parâmetros, destaca a psicanalista Diana Corso:
- E esses parâmetros acabam sendo as celebridades. Mas da maneira que isso nos convier. Se vou me separar, vai me interessar que o Edson Celulari e a Claudia Raia estão se separando também. Se quero permanecer casado, vou me inspirar no casamento de vida inteira de casais como Gloria Menezes e Tarcísio Meira. A vida das celebridades é como o cardápio de um buffet: ali são oferecidas várias possibilidades e vamos pegar o que nos interessar, e o restaurante vai oferecer o que agrada mais ao público.
Essa não é uma via de mão única, pontua Diana Corso, que define essa troca como uma espécie de relação de comensalismo entre as celebridades e seu público. Os famosos também buscam agradar a audiência, e essa imagem de família de comercial de margarina pode render frutos - principalmente na publicidade, em que casais 20 são acionados para vender de eletrodomésticos a colchões. Casal feliz, enfim, não vende apenas fantasia.
Mas, como tuitou um internauta, hoje é normal se separar. E se o rompimento é inevitável, Claudia Raia e Edson Celulari parecem ter encerrado o casamento de forma realmente exemplar: com tranquilidade e respeito.
Apenas bons amigos
A união que nasceu nos bastidores da TV Globo, durante a gravação da novela Deus nos Acuda, em 1993, parecia uma extensão do programa televisivo. Duradouro, estável e frutífero, o casamento dos atores Edson Celulari e Claudia Raia era o conto de fadas que muita gente sonha viver. Era. Na última segunda-feira, uma nota à imprensa pôs fim ao relacionamento de 17 anos, que, a muitos olhos, parecia ideal, perfeito, eterno.
Um amigo do casal revelou que todas as pessoas próximas foram avisadas da separação antes da divulgação da nota, para que não soubessem do rompimento pelos jornais. Os filhos, Enzo, 12 anos, e Sophia, sete, também participaram da decisão dos pais, conforme revelou a assessoria dos artistas. Rumores dão conta de que eles estariam separados há um ano, morando na mesma casa somente em função dos filhos. A nota oficial não confirma esta informação, embora amigos do casal já tenham feito o mesmo comentário.
"Foram quase duas décadas de uma união feliz, que termina deixando a amizade, o respeito e a admiração mútua, além de um casal de filhos lindos e amorosos", afirma o comunicado.
Celulari já deixou o apartamento do casal, em São Paulo, mas irá morar perto dos filhos. Claudia Raia participa das gravações da novela Ti-Ti-Ti.
Outras separações famosas
Susan Sarandon e Tim Robbins não eram casados oficialmente, mas a união durou 23 anos, até 2009, quando anunciaram a separação
A atriz Debora Bloch , estrela do seriado "Separação?!", viveu uma união de 15 anos com o padeiro francês Olivier Anquier
Marieta Severo e Chico Buarque foram casados por 30 anos e mantêm, segundo eles, uma "amizade eterna"
Outros casais de celebridades casados
:: Paulo Goulart e Nicete Bruno, 56 anosAos 16 anos, a jovem e destemida atriz Nicete Bruno montou, ao lado de amigos, a Companhia Teatro Íntimo Nicete Bruno, em São Paulo. Para ser o galã do espetáculo Senhorita Minha Mãe, contratou o ator Paulo Goulart. Encantado com a figura miúda de Nicete, que fumava e usava boina, Paulo se apaixonou. Casaram-se depois de dois anos e tiveram três filhos.
:: Susana Werner e Julio Cesar, 7 anosA atriz e o goleiro casaram-se em 2003, quando ela estava grávida de três meses, no que parecia ser mais uma festa de arromba para comemorar um casamento com data para terminar. A união, no entanto, tornou-se exemplo de estabilidade. Susana Werner e Julio Cesar vivem na Itália, onde ele joga futebol, com os dois filhos, Cauet e Giulia. Ela abandonou a carreira para acompanhar o marido.
:: Bruna Lombardi e Carlos Ricelli, 30 anosEles nunca oficializaram a união nem quiseram festejar o casamento. A falta de planejamento, além da ausência de ansiedade sobre o futuro da relação, eles apontam como parte da fórmula da felicidade e longevidade desse amor. Parceiros também na arte, produtores e investidores apaixonados pelo cinema, há 16 anos eles se dividem entre São Paulo e Los Angeles.
:: William Bonner e Fátima Bernardes, 20 anosJuntos há duas décadas, são a personificação de uma união estável, duradoura e feliz. Dividem, todos os dias, a bancada do Jornal Nacional e são pais de Beatriz, Laura e Vinícius, trigêmeos de 12 anos. Os boatos sobre a vida conjugal dos dois são raros. Apesar da discrição, não se furtam de falar sobre a convivência, a experiência de trabalhar juntos e sobre a criação dos filhos em entrevistas.
:: Tarcísio Meira e Glória Menezes, 45 anosO casal é um dos mais antigos e queridos da TV brasileira. Tanto que estrelaram, no ano passado, o comercial que comemorou os 44 anos da Globo, cuja fundação coincidiu com a data do casamento. Eles se conheceram no ensaio de uma peça. Quando viveram os protagonistas João e Lara, na novela Irmãos Coragem, a popularidade disparou, e, graças ao romance açucarado, o folhetim superou a audiência da final da Copa de 70.
:: Malu Mader e Tony Bellotto, 20 anosA atriz Malu Mader e o titã Tony Bellotto se conheceram em um hotel em que estavam hospedados com seus respectivos companheiros. Em entrevistas, chegaram a afirmar que foi amor à primeira vista. O casal faz questão de manter a discrição sobre detalhes da vida íntima e reserva ao público aparições sempre recheadas de carinhos. Os filhos, João e Antônio, nascidos em 1995 e 1997, reforçam a imagem de uma família feliz.
:: Tony Ramos e Lidiane, 41 anosUm dos poucos atores que conseguiu manter um casamento com uma pessoa de fora do meio artístico, Tony Ramos, 61 anos, é sempre lembrado quando o assunto é uma união longeva e discreta. Nas poucas declarações que dá sobre seu casamento com Lidiane Barbosa, repete que o segredo é ter companheirismo, respeito. Eles se conheceram em uma festa de colégio, em 1966, e casaram em 1969. Da união nasceram Rodrigo e Andréa.
:: Alexandre Borges e Júlia Lemmertz, 17 anosO casal de atores segue a cartilha de aparecer publicamente trocando carinhos e esbanjando bom humor. Eles se conheceram em 1993, quando participaram da montagem da peça Hamlet. Moram em Ipanema com o filho Miguel, de 10 anos. Motivado pelo personagem que vive na novela Ti-Ti-Ti, o costureiro Jacques Leclair, Borges declarou recentemente que presenteia a esposa com roupas e a ajuda a compor o estilo.
:: Barack e Michelle Obama, 17 anosO olhar cúmplice trocado pelo casal na dança durante o baile de posse do presidente americano mostrou uma sintonia raramente vista nos moradores da Casa Branca. Ela, uma advogada respeitada, mãe e esposa, virou ícone fashion. Ele, além de presidente dos Estados Unidos, é marido e pai das filhas Malia e Sasha. O casamento é tão bem-sucedido que Michelle é parte da figura política de Obama.
:: Cindy Crawford e Rande Gerber, 12 anosDepois de um casamento tumultuado com o ator Richard Gere, a top Cindy Crawford, 44 anos, entrou para a lista dos casamentos duradouros. Ela e o empresário Rande Gerber estão juntos há 12 anos e têm dois filhos, Presley e Kaia. Em entrevista recente, ela declarou que o sexo é um de seus segredos de beleza, afirmando que tem uma relação conjugal saudável.